O projeto

Este blog complementa o conteúdo do livro “A Comunicação Reinventada Na Escola”, de Alexandre Le Voci Sayad, publicado pelas Editoras Aleph e Jatobá. Como a escola pode encarar o desafio de educar numa sociedade conectada em rede? O Colégio Bandeirantes ousou envolver seus alunos na produção de comunicação ainda em 2002. Assim nasceu o programa Idade Mídia. O livro conta a história desse projeto, como foi pensado e reinventado a cada ano e ajudou a formar mais de duzentos jovens antenados às questões sociais aplicando a comunicação como ferramenta de expressão. Num misto de reportagem e pesquisa acadêmica, a obra também traz artigos de jornalistas e educadores envolvidos com o tema, além de apresentar e discutir a metodologia utilizada.

Uma ideia sobre “O projeto

  1. Caro Alexandre,

    Conheci o Idade Mídia através de uma reportagem do programa Edição Extra de intitulada Futuros jornalistas. Ela foi ao ar em 05 de outubro de 2008. Baixei o vídeo e sempre mostro para meus alunos nas oficinas de comunicação que ministro.

    Na matéria há dois projetos: o Idade Mídia e o Dinamidia. Minha proposta para os vídeos é mostrar como projetos de educomunicação funcionam em todo o Brasil.

    Depois soube do livro. Acabei de comprar e já estou concluindo a leitura. Minha supresa foi muito grande quando percebi a semelhança da metodologia do Idade Mídia com o que tenho feito nas minhas oficinas na Paraíba e Ceará.

    Fiquei muito feliz em conhecer, detalhadamente, o projeto que você toca no bandeirantes. É muito interessante.

    Atuo na revista Viração, tenho alguns textos no Observatório da Imprensa e estou escrevendo um livro sobre educomunicação.

    Já havia lido o livro do professor Ismar de Oliveira Soares e estou lendo o de Adílson Citeli e Maria Cristina Castilho Costa. Também já li o Educomunicar (da Rede CEP).

    Me identifico demais com a área. A experiência do Idade Mídia é muito legal.

    Fiquei muito feliz em conhecer a história de Bruno Ferreira (Viração), pois me comunico com ele cotidianamente para a produção das matérias da revista.

    Dei uma espiada no Grupo Idade Mídia no Facebook. Gostaria de participar da comunidade também.

    Grande abraço e parabéns pelo projeto e pela partilha da experiência no livro.

    Manassés de Oliveira
    Jornalista
    Picuí-PB

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *